Cozinhar no Vapor - Alimentação Saudável e Praticidade Realçando o Sabor

Postado por Alexandre Drachler Simões em

Você quer uma alimentação mais saudável?  Precisa reduzir o uso de gorduras nas refeições?  Conheça mais sobre a Cozinha a Vapor e mude os seus hábitos.  Saiba o que você pode fazer para melhorar a qualidade da sua nutrição.

Existem várias maneiras de preparar os alimentos, mas alguns métodos preservam mais a cor, o sabor, a textura e os nutrientes do que comemos. Cozinhar no vapor os legumes e verduras, por exemplo, pode ser a melhor escolha para quem quer aliar saúde, praticidade e muito sabor na mesma refeição.

É um método de cozimento mais eficiente e mais prático por que ....
-  tem maior eficiência nutricional pois aproveita muito mais os nutrientes dos alimentos
-  é mais prático pois faz menos sujeira na cozinha, pode inclusive cozinhar no forno de micro-ondas.

 

BENEFÍCIOS DA COZINHA A VAPOR
1)  MELHOR APROVEITAMENTO DOS NUTRIENTES

Algumas vitaminas e minerais são sensíveis a altas temperaturas e solúveis em água, resultando em uma perda de nutrientes importantes para a nossa saúde. Ao preparar os alimentos no vapor, conseguimos minimizar não só essa perda, mas também manter a qualidade das fibras dos alimentos e evitar o uso excessivo de gordura (como óleos ou manteiga), garantido assim uma alimentação saudável.

Cozinhar Vegetais no Vapor


2)  PRESERVA A TEXTURA E O SABOR DOS ALIMENTOS

Outro ponto positivo para a técnica é manter as características originais dos alimentos. O gostinho natural fica mais acentuado, dispensando o uso excessivo de sal e de temperos com muito sódio. Um peixe delicado, como o linguado, fica macio e muito gostoso se preparado no vapor. Já o brócolis, abobrinha e a cenoura mantêm sua crocância e o sabor. Verduras como espinafre, couve e escarola permanecem mais firmes e gostosas.

Cozinhar Peixe no Vapor

 
3)  PRATICIDADE, SEGURANÇA E FACILIDADE PARA LAVAR

Para preparar legumes e verduras no vapor basta lavar, cortar e colocar para cozinhar - com pouca água, é mais seguro pois não terá muita água quente para descartar.

Dependendo dos seus utensílios pode servir e colocar na mesa no mesmo recipiente.

A limpeza é muito fácil pois não tem gordura e não existe possibilidade de grudar nada nas panelas e recipientes.

Se fizer no forno de micro-ondas tudo isso fica mais simples ainda.

Lavando Utensílios de Cozinha na Pia 

 

Quais alimentos dá para cozinhar no vapor?

A grande maioria dos legumes e verduras que você prepararia na água quente, no forno ou numa frigideira podem ser cozidos no vapor, além de carnes, peixes e outros alimentos. Abóbora, berinjela, cenoura, couve e couve-flor levam cerca de 10 minutos para ficarem prontos. Ervilha, cogumelos, milho e aspargos precisam de 5 minutos apenas. Para deixar o brócolis crocante, 8 minutos são suficientes. E se quiser preparar um filé de peixe ou peito de frango com batata doce, bastam de 12 a 15 minutos.

 

NOSSOS PRODUTOS PARA COZINHAR NO VAPOR

Cesto de Silicone para Cozinhar no Vapor
Cesto de Silicone Articulado

- Produto multifuncional - serve como suporte para servir e colocar na mesa

- Utensílio para usar no fogão ou forno de microondas

 Saiba Mais

Conjunto de Cestos de Silicone para Cozinhar no Vapor
Conjunto de Cestos de Silicone

- Próprio para cozinhar juntos produtos com tempos diferentes

- Utensílio para cozinhar no fogão

Saiba Mais

Recipiente para Cozinhar no Vapor no Microondas
Recipiente para Cozinhar no Vapor

- Para cozinhar vegetais, peixes e outros alimentos no forno de microondas

- Pode usar para servir e colocar na mesa

Saiba Mais

Potes para Cozinhar no Vapor no Microondas
Potes para Forno de Micro-ondas

- Para cozinhar no vapor vegetais, peixes e outros alimentos

- Capacidade para cozinhar vários alimentos ao mesmo tempo

Saiba Mais

 

10 DICAS PARA COZINHAR NO VAPOR COM PERFEIÇÃO

1)  A principal regra de preparo para o cozimento no vapor é a quantidade de água - quanto menos água no processo, mais nutrientes serão preservados.

2)  Coloque o cesto na panela quando a água estiver fervendo e garanta que o alimento não esteja encostando no líquido. 

3)  Corte em pedaços grandes para que não haja muita área de contato com o vapor. Mas não deixe-os muito compactados, para facilitar a circulação.

4)  A melhor forma de cozinhar os legumes é com a casca, pois concentram muitos dos nutrientes. Antes de levá-los ao fogo, lave-os bem em água corrente. Se preferir consumir sem casca, retire-a somente na hora de servir.  

5)  Atenção com os tipos de vegetais, escolha colocar junto os que tenham mais ou menos a mesma textura, para que o tempo de cozimento seja o mesmo.

6)  Na base do acessório para cozinhar no vapor, devem ser colocados os alimentos que demoram mais tempo (batata) e no topo os alimentos que cozinhar mais rápido (cogumelos e brócolis, por exemplo).

7)  Não colocar sal antes ou durante o cozimento para que os alimentos preservem a sua cor e não percam a sua umidade; só devem ser temperados no final.

8)  Pode adicionar ervas aromáticas e outros condimentos na água para aromatizar os ingredientes e potenciar os resultados da cozedura a vapor. 

9)  Durante o cozimento, tampe a panela, evitando que os nutrientes “saiam” com vapor. Evite abrir antes do tempo. 

10) Importante ter muito cuidado quando retirar a tampa da panela porque o vapor de água está extremamente quente podendo queimar a mão. Por isso, deve retirar a tampa com ajuda de uma pinça e desligar o fogão antes de verificar se os alimentos já estão prontos.


CONCLUSÃO

São incontestáveis os benefícios da cozinha a vapor tanto para quem precisa reduzir colesterol, controlar a pressão ou perder peso, como também para quem quer somente manter a sua qualidade de vida.  É um método inteligente de preparar os alimentos para quem valoriza a qualidade nutricional ao mesmo tempo que aprecia o sabor e textura natural dos alimentos.


Compartilhe esta postagem



← Post anterior


0 comentários

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.