Mude Seus Hábitos - Pratique os 5 Rs do Consumo Sustentável na Cozinha

Postado por Alexandre Drachler Simões em

Consumo sustentável, consciente, responsável, verde, ecológico, eco-friendly: todos são variantes de um mesmo conceito.  O consumo sustentável é um conjunto de práticas relacionadas à aquisição e consumo de produtos e serviços que visam diminuir ou até mesmo eliminar os impactos ao meio ambiente.

São atitudes positivas que preservam os recursos naturais e o meio ambiente, mantendo o equilíbrio ecológico em nosso planeta:
- Redução do consumo e eliminação de desperdícios
- Diminuição da poluição e da devastação da natureza
- Consumir produtos que utilizam menos recursos naturais em sua produção
- Utilização de materiais renováveis e biodegradáveis
- Incentivo à reutilização e reciclagem
- Redução do lixo e descarte correto
 
Através destas práticas poderemos, um dia, atingir o sonhado desenvolvimento sustentável do nosso planeta.

 

Alguns materiais tradicionais utilizados na fabricação de utensílios de cozinha estão em desuso por não serem sustentáveis e também por não serem apropriados para uso com alimentos.

Madeira

O Ministério da Saúde proíbe a manipulação de comida utilizando utensílios de madeira, não somente a colher de pau, mas quaisquer utensílios de madeira utilizados na cozinha. Na opinião dos especialistas as tábuas de cortar carne e colheres de pau são criadouros de fungos e bactérias, pois ficam alojados nos sulcos da madeira.

Plástico

Alguns tipos de plástico contêm Bisfenol A (BPA) e ftalatos substancias nocivas à saúde – são proibidos de utilizar em produtos para uso alimentício em vários países.  Também não se deve utilizar potes de plástico para esquentar comida no forno de micro-ondas pois contém substâncias químicas que, quando aquecidas, podem passar para os alimentos.

 A vida marinha corre o risco de sofrer danos irreparáveis em decorrência de milhões de toneladas de resíduos de plástico que vão parar no mar todos os anos...

-  Produtos feitos com plásticos pode levar de 100 a 400 anos para se decompor

-  35% de todo plástico produzido será usado uma só vez e por menos de 20 minutos

- Para quase todas as ocasiões de uso dos plásticos descartáveis, já existe uma solução que não é de plástico ou não é descartável.

 

Materiais mais apropriados para utensílios de cozinha considerando a sustentabilidade e suas qualidades para uso culinário:

Silicone:

O silício, um dos principais elementos do silicone, é o sétimo elemento mais abundante no universo e o segundo elemento mais abundante na crosta terrestre (perde apenas para o oxigênio), mais conhecido como areia.

O silicone é um polímero sintético resistente a altas temperaturas e grande flexibilidade, é muito mais duradouro do que o plástico e suporta flutuações extremas de temperatura – desde muito frio até o forno quente – sem derreter, rachar ou de outra forma degradar. Não desbota ou arranha.

O material também é resistente a odores e manchas. É fácil de limpar e hipoalergênico, sem poros para abrigar bactérias, o que o torna ótimo para recipientes de alimentos.

Não irá eliminar produtos químicos para alimentos ou para o planeta. Se descartado em um aterro para incineração, o silicone é convertido novamente em ingredientes inorgânicos e inofensivos: sílica amorfa, dióxido de carbono e vapor de água.

Bambu:

É um material sustentável com uma capacidade de crescimento surpreendente, sendo a planta que cresce mais rápido no mundo. Sua produção é extremamente econômica tendo fácil adaptação a qualquer tipo de solo e possuindo emissão zero de carbono.

Os produtos em bambu possuem um agente natural antibacteriano que previne a proliferação de bactérias, combatendo-as. Esta vantagem é essencial para que os utensílios de cozinha em bambu sejam a melhor escolha, já que combatem as bactérias presentes no acúmulo de alimentos.

É um material extremamente resistente e leve, dificultando o surgimento de riscos, trincos ou Isso também significa que são itens mais duráveis, se cuidados de forma correta.

Aço Inoxidável:

 O aço inoxidável é uma liga de ferro e cromo que apresenta grande resistência à corrosão, ao impacto e à abrasão, além de grande durabilidade.

É 100% reciclável e possui baixo custo de manutenção. Sua utilização em itens domésticos (como talheres, panelas, geladeiras e fogões) é bastante conhecida por apresentar uma superfície que dificulta o acúmulo de bactérias.

Oferecem maior segurança quando em contato com o alimento, não transmitindo substâncias tóxicas, odores ou gosto, além de uma maior durabilidade e facilitar a limpe.

5 Rs do Consumo Sustentável 

Conclusão

É fundamental, portanto, que encontremos meios de suprir as nossas necessidades sem afetar negativamente o planeta.  Repense e mude os seus hábitos de consumo, inclusive seus utensílios e procedimentos na cozinha:

-  Reduza drasticamente o uso de sacolas de plástico descartáveis.

-  Sempre que possível compre produtos a granel, sem embalagens descartáveis.

-  Não utilize copos, pratos e talheres descartáveis.

-  Elimine o uso de canudos de plástico (já é proibido em várias localidades).

-  Prefira recipientes de silicone ou aço inox em vez de plástico.

-  Substitua tábuas de corte de madeira por bambu ou polietileno.

-  Substitua rolos de massa de madeira por silicone ou polietileno.

-  Não use talheres de cozinha fabricados de plástico ou madeira, inclusive o cabo - troque por silicone ou bambu.

-  Utilize formas e assadeiras de silicone em vez de alumínio, além de não precisar untar e não amassarem, são mais versáteis, pode usar também no freezer e forno micro-ondas – precisará de menos utensílios de cozinha.

-  Reduza o consumo de água em garrafas descartáveis de plástico PET – use garrafas reutilizáveis.

Autor: Larissa Lemos Simões


Compartilhe esta postagem



← Post anterior